DOCUMENTÁRIO SOBRE O PRIMEIRO NORDESTINO A ESCALAR O EVEREST ESTREIA NO RIO MOUNTAIN FESTIVAL
- Redação

- 13 de out.
- 3 min de leitura
Com direção de Ian Ruas, o documentário explora a trajetória do protagonista Rosier Alexandre entre denúncias e reflexões sociais, e será exibido no dia 16 de outubro, às 19h, no CCBB Rio

Rosier Alexandre
"O Engraxate Que Escalou o Everest" é mais do que um relato de aventura: trata-se de um retrato poderoso sobre desigualdade social, resistência e transformação. A partir da vida de Rosier Alexandre — que nasceu em um casebre de taipa no sertão cearense e se tornou o primeiro nordestino a alcançar o cume do Everest — o documentário ilumina o contraste entre um Brasil marcado pela seca, pela fome e pela falta de oportunidades e o feito extraordinário de um homem que desafiou os limites impostos por sua realidade.
Com direção de Ian Ruas, o filme estreia na mostra de cinema Rio Mountain Festival, em sessão única no dia 16 de outubro, no CCBB Rio, e se desdobra em uma palestra de Rosier Alexandre, no mesmo local, no dia 19.
Rosier Alexandre
A trajetória de Rosier é marcada por contrastes: começou como engraxate, vendedor de frutas e trabalhador rural, até se tornar administrador de empresas. Hoje, atua como palestrante e consultor organizacional. Sobreviveu à seca do sertão, a uma avalanche mortal no Everest, ao maior terremoto do Nepal e até a um sequestro na Papua-Nova Guiné. Cada experiência, segundo ele, o preparou para inspirar outras pessoas a conquistarem seus próprios “Everests”.
“Desde que coloquei como meta subir os maiores cumes do mundo, nunca pensei em desistir. Agora, com o filme, é só mais um passo dessa caminhada. Estou muito feliz com essa realização e espero que todos gostem de conhecer um pouco mais da minha história”, afirma Rosier.

Filmado em quatro países e três continentes, o longa conecta depoimentos de grandes nomes do montanhismo mundial a cenas impactantes de expedições em condições extremas. A equipe de filmagem também enfrentou desafios dignos do protagonista: durante as gravações, quase ficou presa em Dubai por causa de uma tempestade histórica, em abril de 2024.
“Não é comum ouvir a história de um menino nascido em um casebre no sertão, onde alimento era artigo de luxo, que se tornou adulto e alcançou o topo do mundo. De um lugar de onde poucos conseguem sair, ele despontou. Hoje, serve de exemplo para que pessoas de todas as áreas, culturas, classes sociais e religiões acreditem, persistam e alcancem seus próprios cumes”, conta o diretor, fotógrafo e produtor Ian Ruas, sobre o que o motivou a contar essa história.
A música-tema é de Oswaldo Montenegro, que também assina a trilha sonora original ao lado de Ian Ruas e Felipe Hostins. O filme apresenta ainda uma nova versão de “O Condor”, clássico do cantor e compositor, lançada pela primeira vez como trilha de cinema.

Rosier Alexandre

Rosier Alexandre

Rosier Alexandre
“O Engraxate Que Escalou o Everest é um filme brilhante, não só porque a trajetória do protagonista é rara e impressionante. É um filme maravilhoso, não apenas pelas imagens deslumbrantes que Ian Ruas realizou. É um filme necessário, porque revela o sacrifício das pessoas que colaboraram com afeto profundo para que a vitória acontecesse — mostrando que herói mesmo é quem se doa ao sonho do outro, e campeão é quem ama pra valer”, completa Oswaldo Montenegro.
Estreia de "O Engraxate Que Escalou o Everest" no Rio Mountain Festival
Data: 16 de outubro
Local: CCBB Rio
Ingressos: Ficam disponíveis a partir das 9h no site do CCBB
Sessão Única
INFOS SOBRE A PALESTRA
Rosier Alexandre comanda a palestra "Nada Menos que o Everest", que será aberta ao público e gratuita, no dia 19 de outubro, às 17h, antecipando a premiação e encerramento do festival. Os ingressos poderão ser retirados no site do CCBB, a partir das 9h no dia da palestra.









































