top of page

Embaixada do Brasil em Londres abre Calendário Cultural de 2023 com exposição Batismo

Artista brasileiro Gleeson Paulino exibe pela primeira vez no Reino Unido premiada série fotográfica


Na última quinta-feira (19), o fotógrafo brasileiro Gleeson Paulino inaugura o Calendário Cultural de 2023 da Embaixada do Brasil em Londres com a exposição "Batismo". O evento contará com uma noite de abertura, das 18h30 às 21h, seguida de um coquetel oferecido pela Embaixada na Sala Brasil. A partir da sexta-feira (20), a série de fotos ficará aberta ao público, com entrada gratuita, até 15 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h.


"Batismo" é uma série íntima e sensível capturada ao longo das viagens do artista pelo Brasil, reconectando-se à identidade cultural de um país diverso, depois de quase uma década vivendo em Londres, assim como à própria ancestralidade e liberdade espiritual de Paulino.


Gleeson estreou no mundo da arte em 2019 ao expor na Lamb London Gallery durante a SP-Foto em São Paulo, no mesmo ano foi reconhecido internacionalmente ao ganhar medalha de ouro no Salão de Belas Artes de Paris, na França, com a foto "Alvorada". Paulino continuou a se devolver como artista e em 2022 apresentou a primeira exposição individual, “Batismo”. Uma imersiva experiência visual na qual o público é recebido por fotos permeadas de uma natureza vívida e marcadas pelo forte e, ainda sim, delicado movimento da água. Nela o artista revisita sua ancestralidade em uma jornada espiritual embutida de uma rara combinação de intimidade e universalidade ao ressignificar o ato que nomeia a exposição, o de ser batizado.


A exposição recebeu significativa atenção internacional, foi premiada no Cortona on the Move Award na Itália, em julho de 2022 e selecionada para o Kranj Photo Festival na Eslovênia, em agosto do mesmo ano. Também em 2002, Gleeson foi selecionado novamente para participar do Salão de Belas Artes de Paris onde mais uma vez foi premiado com duas medalhas de Ouro. Em maio deste ano, o artista participará da London Photo 2023, como um dos vencedores da LensCulture the Critic 's Choice de 2022.



Sobre o artista Gleeson Paulino

O artista foi concebido em Alta Floresta, mata Amazônica, nasceu em Eldorado, Mato Grosso do Sul, e cresceu em meio a música instrumental sacra e o canto congregacional em uma comunidade cristã. Na adolescência, foi para a Inglaterra somente com suas memórias, retornando anos depois para o Brasil para se reconectar.


SERVIÇO - BATISMO

Pré-Abertura: Quinta-feira (19/01), das 18h30 às 21h.

Abertura ao público: A partir de 20/01 a 15/02.

Horário: 10h00 às 18h00.

Dias: Segunda-feira a sexta-feira.

Endereço: Sala Brasil, Embassy of Brazil in London, 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL, United Kingdom

Preço: Gratuito

Classificação: Livre


Tag&Line – Comunicação e Eventos

Informações para Imprensa:

Gretha Rossini - 55 11-981752399

Lilian Beck - 55 11 99107-187

Ana Gabriela Matos

Comments