KLEBBER TOLEDO LIDERA CAMPEONATO DE SURFE E ATO EM DEFESA DA PRESERVAÇÃO NA PRAIA DA BARRA DA TIJUCA, RJ
- Redação

- há 6 horas
- 2 min de leitura
Primeira edição do festival uniu esporte, consciência ambiental e cultura neste sábado (1), com presenças de Paul Watson, Povo Yawalapiti, Camila Queiroz, Pedro Scooby, o jogador Paulo Henrique Ganso, Gabriel David, entre outros

Foto: Sandro Mendonça
A manhã e a tarde do último sábado 01/11, foram marcadas por um momento simbólico e inspirador na Praia da Barra da Tijuca. Sob o comando do ator Klebber Toledo, o Festival Mãos Dadas & ReSurf promoveu uma grande celebração em torno do esporte, da sustentabilidade e da união em prol do meio ambiente.
Desde as primeiras horas da manhã, o público se reuniu em frente ao quiosque K08 Club para acompanhar o campeonato de surfe disputado em pranchas ecológicas feitas de garrafas PET recicladas, símbolo da proposta inovadora do projeto ReSurf. O clima de alto astral e engajamento foi o fio condutor de um evento que aliou performance esportiva, arte e conscientização ambiental. Participaram das competições membros das ONGs Naamã Surf e Vivendo o Sonho Surf - Rocinha.

Foto: Sandro Mendonça
Entre as atrações mais marcantes do dia, o mutirão de limpeza da praia, além das palestras inspiradoras ministradas por nomes de peso. O ativista Paul Watson, fundador da Sea Shepherd e uma das maiores referências mundiais na defesa dos oceanos, emocionou o público com uma fala sobre a urgência da ação coletiva. O evento contou com participações de nomes como a atriz Camila Queiroz, o jogador Paulo Henrique Ganso, Pedro Scooby, Gabriel David, Yago Stephano e do Povo Yawalapiti.
O ponto alto do festival foi o emocionante momento em que centenas de pessoas — entre surfistas, artistas, ambientalistas e famílias inteiras — formaram a maior corrente humana de mãos dadas já registrada nas areias do Rio de Janeiro. O gesto coletivo simbolizou o compromisso com a preservação dos oceanos e reforçou a mensagem central do evento: "transformar consciência em ação".
"Ver tantas pessoas unidas por uma mesma causa foi emocionante. O festival representa um ato simbólico e poderoso, capaz de gerar engajamento em massa e inspirar novas atitudes no dia a dia. Juntos, podemos ser mais sustentáveis e promover um estilo de vida mais saudável", destacou Klebber Toledo, que há dez anos atua no projeto ReSurf.

Foto: Sandro Mendonça
Com ativações de arte urbana, micro-palestras e performances culturais, o evento foi apoiado por organizações como Eco Garopaba, Sea Shepherd, SOS Mata Atlântica, Route Brasil, Onçafari, Eco Barreiras e Hands ON, e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa reforçou o potencial transformador do esporte como ferramenta de educação ambiental, inclusão social e mobilização coletiva.
Fotos: Sandro Mendonça































