top of page

Vinho é a bebida mais consumida no inverno

Vinho e inverno são um casamento perfeito, a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente, ajuda a aquecer o corpo e combina bem com pratos da estação.

Se você é um apaixonado por vinhos, certamente já se perguntou como uvas idênticas, submetidas às mesmas técnicas em processo de produção, podem dar origem a bebidas tão diferentes.


É comum que países produtores de uvas e vinhos sejam divididos em duas categorias, os de clima quente e frio, de acordo com a incidência de sol na região e temperaturas ao longo do ano, e esses fatores ao atuar sobre as uvas, acabam gerando características sensoriais diferentes.


É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno, pela sua estrutura. Já os vinhos brancos, geralmente, trazem uma sensação de frescor, sendo menos solicitados em dias de temperaturas baixas.


Segundo dados divulgados pela empresa Mercado Livre, desde abril deste ano, a palavra 'vinho' é uma das mais buscadas no site de compras.

Já outra pesquisa realizada pelo clube de assinatura Wine, em parceria com a MindMiners, mostra que a bebida é a atual preferida de 49% dos brasileiros e que, 43% deles, escolhem o vinho para um jantar especial ou quando recebem convidados em casa.


Mas o que faz o apreciador da bebida consumir o vinho com maior frequência durante o inverno? O que faz a combinação entre o frio e o vinho ser harmoniosa?


A primeira questão está ligada à cultura. É cultural, em período de baixa temperatura, as pessoas se reunirem com amigos e familiares em sua residência para apreciar um bom vinho.


Outro ponto a ser considerado é sobre o efeito vasodilatador. O efeito no organismo trás um "conforto e relaxamento" em relação ao frio e esse é outro motivo pelo aumento no consumo da bebida. Em outros países como Escócia, República Tcheca e Rússia, que têm invernos intensos, estão entres os países que mais consomem a bebida.


Uma outra explicação, é que, com as temperaturas mais baixas, assim como nosso corpo pede roupas mais quentes, a bebida também favorece no consumo, causando a sensação de aquecimento corporal.


Qual melhor opção de vinho e harmonização para o inverno?



Pensando em unir o útil ao agradável, mostraremos algumas opções para o que há de melhor em termos de vinhos tintos e harmonizações para o inverno.


Os vinhos tintos cumprem esse papel melhor que qualquer outro estilo de vinho: além de geralmente apresentarem maior graduação alcoólica, podem ser consumidos em uma temperatura um pouco mais alta, geralmente entre 16 e 18 graus.


Vinho tinto Cabernet Sauvignon


O corpo do vinho também vai influenciar na sensação de aquecimento, e a opção pelo vinho tinto Cabernet Sauvignon, elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon (70%), para perfeita harmonização, deve ser consumido preferencialmente na presença de carnes vermelhas, massas e queijos de sabor marcante.


Vinho tinto Merlot Maestria


O vinho tinto Merlot Maestria é elaborado com uvas do tipo Merlot (100%). Seu amadurecimento se dá em barricas de carvalho francês durante o período de 8 meses. A autenticidade e elegância do vinho tinto Merlot Maestria que é uma excelente opção de harmonização com carnes vermelhas, aves, coelho, pratos à base de bacalhau, massas condimentadas com molhos de carne, queijos brie e camembert.


Vinho tinto Pinot Noir Maestria


O Vinho tinto Pinot Noir Maestria é elaborado 100% a partir de uvas do tipo Pinot Noir selecionadas com cuidado. A bebida conta com um visual vermelho rubi claro com reflexos brilhante e límpido, acompanhado de aroma elegante e intenso finalizado com um toque mineral. Com acidez equilibrada, harmônico e elegante as melhores harmonizações de pratos são: cordeiro, carne vermelha, aves, coelho, massas com molhos leves, risotos, queijos brancos e maturados.


Vinho tinto Imortali


O vinho tinto Imortali é elaborado com uma variedade de uvas Cabernet Sauvignon (76,5%), Cabernet Franc 18,5% Merlot 5%, possui um visual vermelho rubi e é uma bebida biodinâmica. A viticultura biodinâmica é uma prática agroecológica que permite equilibrar o ecossistema onde se desenvolverá a vinha, levando em conta os conceitos e princípios de um solo vivo, biodiversidade na propriedade, e respeito aos ciclos e ritmos naturais.


Com relação à harmonização, trata-se de uma excelente opção para ser degustado junto a carnes vermelhas, aves, caças, massas, molhos e queijos de sabor intenso.


Vinho tinto Cabernet Sauvignos/Merlot Tapera


Elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon (70%) e Merlot (30%), essa bebida faz parte da linha de produtos TAPERA, que são vinhos jovens com aromas frescos e elegantes, uma série que é definida por sua personalidade, estilo e expressão pura e acabada de seus cortes.


Possui excelente harmonização com carnes vermelhas, aves, coelho, risotos, massas, queijos brancos e maturados.


Comments