top of page

CAPA ESPECIAL

Priscilla

Leite

Pri-Leite---YOURMAGAZINE.jpg

Josi Grenge

Pri Leite é uma mulher multifacetada. Percussora do Yoga online no país e professora queridinha de mais de 1 milhão de seguidores, influenciadora, empresária, podcaster, mãe, esposa… você saiu de uma cidade pequena do Mato Grosso do Sul para ir cursar Ciências Sociais e Políticas na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). Quando foi que a rota mudou e você percebeu que o Yoga era sua grande paixão? E quando essa paixão virou profissão?

A rota mudou quando eu fiz o meu primeiro curso de formação em yoga lá atrás, em 2011. Eu comecei a fazer esse curso por curiosidade, eu queria aprender mais sobre a prática, eu queria aprender mais sobre o yoga. No início, não imaginava que fosse virar professora de yoga, mas nesse curso, como parte do processo de aprendizagem, nós precisávamos dar aulas uns para os outros e lembro da primeiríssima aula que dei e foi quando me senti completamente em casa. Me senti de uma maneira como eu nunca havia me sentido antes e ali percebi que havia encontrado o meu lugar, havia encontrado a minha voz, o meu espaço. A partir desse momento eu comecei a dar mais aulas e uma coisa levou a outra, até que chegou um momento em que uma aula por semana virou duas, três, quatro e tantas outras. Foram muitas aulas presenciais e depois muitas aulas online também, workshops etc, e não parei mais.

Pri Leite Yoga Iniciantes .jpg

Nir Livni

Merecidamente você leva o título de maior professora de Yoga online do Brasil e pioneira em acessibilizar a prática de Yoga no país. Você desbravou o YouTube e foi uma das primeiras a ensinar Yoga em português na plataforma. Me conte como surgiu essa vontade e a partir de que momento percebeu que milhares de pessoas estavam realizando Yoga com você?

Eu comecei a dar aulas de Yoga online em uma plataforma americana, em inglês. E algumas pessoas amigas minhas e familiares aqui do Brasil começaram a pedir para eu realizar uma aula em português para eles acompanharem também. A melhor saída para fazer isso foi disponibilizar algumas aulas em português no YouTube. Apesar de a plataforma não me dar um retorno financeiro, principalmente no começo essa foi a melhor solução para que as pessoas que me conhecem conseguissem assistir às aulas de maneira gratuita, e foi assim que o canal começou, de maneira 100% despretensiosa. Confesso que demorou muito tempo para cair a ficha à respeito do impacto que o meu trabalho estava tendo na vida das pessoas e quando percebi que o meu trabalho estava sendo bem aceito, muito além dos meus amigos e familiares eu comecei a prestar atenção nos depoimentos e sempre escutar a comunidade sobre como eu poderia ajudar, como eu poderia criar mais conteúdos sempre voltados ao feedback do que a comunidade me pedia. E assim fomos crescendo, degrauzinho por degrauzinho nesse relacionamento de respeito, consideração, de carinho que eu tenho pelo meu público e que eu sinto que eles também tem por mim.

O isolamento social foi um divisor de águas na sua vida. Foi na pandemia que você conquistou seu primeiro milhão de seguidores e até foi indicada para um prêmio de influência, sendo um verdadeiro apoio aos isolados e diminuindo a ansiedade de todos nesse período. Como foi este momento para você, Pri? O que mudou na sua vida após esse boom?   

Esse foi um momento completamente inesperado, assim como a pandemia foi inesperada. Foi uma grande surpresa dentro da minha carreira porque foi a primeira vez que eu tive atenção da imprensa. Lembro de uma vez que eu acordei e meu nome estava em um jornal de grande circulação no Brasil, de maneira totalmente orgânica. E, ter esse reconhecimento de um trabalho que por anos é feito com muita seriedade e carinho é maravilhoso. É incrível ter o nosso trabalho reconhecido. Foi muito especial ver as pessoas falando de Yoga e também foi muito especial mostrar o yoga como uma nova luz para a vida das pessoas. A pandemia trouxe isso, né? Porque até então muitas pessoas ainda achavam que a prática não era para elas ou que é muito parado, que é para pessoas calmas e aí tivemos a oportunidade de conversar e desmistificar essa ideia através da imprensa, através da atenção nas redes sociais e todo veículo que nos dá voz para falarmos sobre isso, que sim, yoga é para quem quiser praticar yoga. E, eu acredito que o que mais mudou na minha vida após esse boom foi aprender a lidar com essa visibilidade. Principalmente porque antes eu morava nos Estados Unidos e agora morando no Brasil eu ainda fico um pouco confusa quando as pessoas chegam em mim, mas eu gosto muito, faço questão de parar, tirar foto, conversar, abraçar. Eu amo essa interação com o público.

Você também é uma empresária de sucesso, sua plataforma Yoga Co conta com mais de 10 mil downloads. Você sempre se imaginou como empreendedora? Quais são as delícias e dores de empreender no ramo de wellness?

 

Eu nunca me imaginei como empreendedora, rs. Quando eu pensava na carreira dos meus sonhos, era a carreira que eu tinha antes, de estar estabelecida no meio da minha comunidade, dar aulas presenciais, workshops, retiros, tudo presencial. Eu tinha alunos particulares, tinha todo um sistema, é uma comunidade toda envolvida, né? Antes mesmo de ter algo no online eu era uma profissional muito bem estabelecida dentro da minha comunidade em Los Angeles. Eu até brinco que era a minha vida dos sonhos (risos), eu dava aulas em estúdios, particulares, aulas corporativas e depois ia embora e estava tudo ok, recebia o meu dinheirinho, pagava o meu imposto e estava ótimo. O online sem dúvidas me abriu e me chacoalhou, me virou do avesso, me tirou da minha zona de conforto e me levou pra Marte e me trouxe de volta. Parece exagerado, mas é verdade. Porque de formação, eu sou cientista social e política. Eu não tive formação em marketing ou administração, por exemplo. E na minha formação de yoga os meus professores também não me prepararam para o empreendedorismo. Nesse sentido, tem sido uma caminhada de muitos erros e muitos acertos e claro, de muita vontade. Brinco às vezes que dá vontade de jogar tudo pro ar haha, mas eu sei que se fizer isso eu não dou mais aulas de yoga online, então eu volto pro meu porquê e o meu real propósito. E esse propósito é maior do que qualquer desafio do mundo do empreendedorismo, é continuar oferecendo aulas de yoga online, é entrar na casa das pessoas e incentivá-las a continuar fazendo algo que as faz bem. Acho que um dos maiores desafios é com que o outro também entenda que o que eu faço é um trabalho, que sou empresária e que a minha empresa funciona como qualquer outra empresa, em que a gente precisa pagar impostos, em que há sistemas, equipe e uma série de coisas para gerir. Essa tem sido uma grande área de desafio e crescimento para mim.  E, toda vez que eu paro, penso e olho para trás eu sinto um certo orgulho. Orgulho de não ter desistido de realmente respirar e seguir fundo. Esse é o meu yoga fora do tapete, é de me oferecer essa resiliência e esse foco. De estar sempre buscando apreender, buscando ajudar e seguindo firme nesse propósito.

Pri Leite Yoga Co. app .jpg

Acervo pessoal

5A1A6622.jpg

Josi Grenge

Pri Leite Yoga .jpg

Josi Grenge

_MG_2751.jpg

Dani Neves

A respeito de saúde mental, que é tão abordada no Yoga. Estou curioso para saber como você cuida da sua e o que faz para descansar? Já teve alguma crise de exaustão por trabalhar tanto?   

Sem dúvidas eu já tive crise de exaustão no meu trabalho. Como estávamos falando de empreendedorismo, conforme vamos crescendo na profissão, dependemos cada vez mais de outras pessoas e dentro do empreendedorismo há coisas que fogem do nosso controle e às vezes acontece da gente precisar trabalhar o dobro, em triplo. Realizar todas as jornadas, equilibrar todos os pratinhos pra nada cair no chão e sempre que cai é frustrante. Então comigo já aconteceu bastante de me ver em vários momentos exausta. Mas eu tenho uma estratégia para lidar com isso. Primeiro é ter completa consciência do que está acontecendo e o porquê está acontecendo. Hoje eu não me deixo mais entrar em um ciclo de exaustão e me sentir refém dele. Eu entro até um limite, e muitas vezes deixo os pratinhos caírem. Sendo bem honesta, às vezes deixo de ganhar milhares ou deixo até algo que eu tenho trabalhado muito  sem medo de decepcionar as pessoas, porque infelizmente é inevitável para eu poder focar na minha saúde mental. Eu sempre penso que esses momentos são fases, precisa ser uma fase e precisa ter um limite, eu posso perder muitas coisas, mas eu não me perco, eu sou inegociável. Não é fácil, mas é algo que vou exercitando com o tempo. É claro que eu não quero decepcionar ninguém, eu quero abraçar todo mundo, mas não é possível para uma pessoa normal como eu, rs. Então eu aprendi a realmente me organizar, ter limites, fases, compreender e ter muita clareza sobre onde eu estou. Mesmo que eu tenha mil coisas para fazer eu priorizo o meu momento com minha família, o momento de olhar com cuidado  para mim sem peso na consciência e acredito que essa é a chave. Se eu for dar uma dica para quem está lendo essa entrevista é que a gente tem que aprender a criar esses espaços na nossa rotina, sem pedir desculpas, sem receios e abraçar esses momentos. A nossa saúde deve ser sempre inegociável

Quem inspira Pri Leite Yoga, e qual o seu DNA?

 

Os meus filhos, Oliver e Benjamin. Eles me inspiram diariamente a ser uma pessoa melhor. Eu sei que isso parece super clichê, mas é verdade. Eu olho para eles e meu coração transborda. Eu acredito que eles me ajudam a ser uma pessoa muito mais grata. Eles me convidam e me forçam a ter um nível de presença muito maior do que qualquer outra pessoa, do que qualquer outra coisa e é muito compensador. Eu acredito que isso é o que mais me trouxe pro yoga e o que me dá tesão no yoga. É essa vontade, é essa intenção de realmente não querer perder a vida, de estar presente cada dia e realmente me sentir viva naquele dia. E os meus filhos me inspiram demais nisso. Eu acredito que esse é o meu DNA. Essa presença louca e esse amor pela vida, por viver o hoje e o agora.

Para finalizar, o que significa ter sucesso para você?

 

Olha, pra mim sucesso é poder deitar no final do dia, colocar minha cabeça no travesseiro, rever o meu dia, ter o meu momento de gratidão e me sentir. conseguir dormir tranquila, sabendo que eu dei o meu melhor, que as pessoas ao meu redor estão se sentindo amadas e que eu me sinto amada. Se sentir amada é muito bom, se sentir amado é sucesso. Se sentir amado é se sentir seguro. Então, eu prezo muito pelos meus relacionamentos. Eu prezo muito pelas pessoas. E é isso que eu acredito que faz com que eu me sinta  muito bem sucedida.

Bate bola:

 

Amor: Amor, amor é tudo na vida, amor é base, amor é cura. Amor é vida.

 

Qualidade: qualidade de sono e qualidade de alimentação.

 

Defeito: Meu defeito é querer dar o passo maior que a perna. Eu sou bastante ingênua e eu sempre acho que eu vou dar conta de mais do que eu realmente dou conta.

 

Sonho de consumo: Meu sonho de consumo, é uma casa maravilhosa, com vista para muito verde, muita natureza, com uma piscina pra eu e minha família poder tomar banho de piscina nos dias quentes.

Lugar para viajar e sempre voltar:

 

Olha é difícil falar um lugar, hein? Mas eu vou escolher o Yosemite na Califórnia. Lugar lindo, especial, maravilhoso pra sempre voltar sem dúvidas.

Além de empreender, recentemente você se aventurou no mundo dos podcasts. E, provando ser sucesso por onde passa,“Equilíbrio & Caos” é um dos mais ouvidos em saúde no Spotify. Como ele nasceu e como funciona seu processo criativo para abordar os assuntos no podcast?   

O podcast é um projeto muito especial para mim e que estava engavetado a algum tempo. Eu já possuía um podcast dentro da minha plataforma que era exclusivo na Yoga Co. Mas realizar um podcast aberto estava nos meus sonhos e estou muito feliz de estar concretizando ele e dele estar sendo tão bem recebido. Se preparem que a gente vai ter muito mais episódios nos próximos meses. A intenção desse podcast é mostrar para as pessoas e conversar sobre como o Yoga afeta a nossa vida muito além do tapete de yoga, sobre como ele vai muito além das posturas e como ele influencia o nosso dia a dia. É falar também sobre como eu sou uma pessoa assim como qualquer outra, pois às vezes quando olhamos uma foto no Instagram de um professor de yoga a gente costuma ter uma ideia ainda relacionada a mestres do yoga, né? Em que a gente coloca alguns professores no pedestal e a proposta do podcast é uma oportunidade de mais uma vez reforçar eu como professora de Yoga sentada no mesmo nível que todo mundo, na mesma roda, sem pedestal, passando e dividindo muitos dos meus insights da minha vida pessoal e mostrando que não é porque a gente pratica Yoga que a nossa vida é perfeita ou que tudo é sempre uma calmaria, e que sim, existe um caos e ele faz parte de quem pratica yoga também, e o nosso diferencial é que buscamos esse equilíbrio. O podcast é uma proposta e uma conversa para falar e refletir que não só o Yoga, mas a vida é algo dinâmico. Vão ter momentos mais fáceis, mais difíceis, momentos de equilíbrio e momentos de caos. E tá tudo bem, a gente tá junto nessa jornada.

Vamos falar sobre Yoga! O que a prática tem de tão especial? Nos explique sobre o Yoga e seus benefícios e claro, qual é o caminho para os iniciantes.

 

Eu sou suspeita (risos), porque na minha opinião a prática tem muita coisa especial. Mas para mim, o que ele tem de mais especial é que ela acolhe cada um de nós exatamente como somos. A prática de Yoga não te pede para emagrecer ou para ser mais forte, mais flexível, mais calmo ou mais focado. A prática de yoga te abraça exatamente como você está. Ela traz essa oportunidade para você se conectar consigo mesmo através do seu corpo e da sua respiração. Através dos movimentos, ela traz um convite para gente ir mais fundo dentro de nós mesmos e claro, para que a gente cuide da nossa saúde física e mental e para que a gente se conecte com as nossas emoções sem julgamentos. Eu brinco que a prática de yoga é minha amiga, ela está ao meu lado em todas as fases da minha vida e o bacana do Yoga também é que existem vários estilos e formas. Então, por exemplo, se você está em uma fase, um momento do seu dia ou da sua vida em que você se sente com pouca energia, ou se você está gestante ou se recuperando de alguma situação e você quer e precisa de uma prática mais leve, para respirar e alongar tem yoga para isso. Se você quer suar, energizar, começar o dia com muita endorfina, tem yoga para isso também. Se você quer meditar, se você quer focar na filosofia, existem vários estilos. É uma prática tão rica que nos abraça em todas as nossas versões e eu acho isso muito especial.

A respiração é uma grande aliada da prática. Mas ela também pode ser um desafio num mundo tão imediatista? Aqueles que se julgam tão “acelerados” conseguem praticar?

 

Gente, olha eu aqui haha…Mãe de dois, empresária, podcaster, professora de yoga, irmã, amiga, esposa... Eu naturalmente sou um pessoa acelerada (risos), afinal, quem conseguiria fazer tudo isso sem ser acelerado, não é mesmo? Então os acelerados podem ficar tranquilos que o yoga é o lugar certo. O imediatismo realmente é um desafio, isso é fato. As pessoas veem e querem algo imediato. E existe uma grande diferença entre ser uma pessoa acelerada, que consegue fazer várias coisas, que tem bastante energia do que uma pessoa que quer tudo para ontem. Se você faz parte do time dos imediatistas e quer que a prática resolva todos os seus problemas, que te faça flexível, que te acalme de forma imediata, eu acredito que o yoga não é para você. É preciso estar aberto, é preciso querer. É claro que ao fazer uma aula a pessoa sairá se sentindo muito melhor. No entanto, o efeito real na sua vida, no seu corpo e dia a dia leva tempo, paciência, dedicação e prática. É preciso ter disciplina. Essa é uma das principais razões pela qual eu criei o programa Yoga Co 365. Foi justamente porque muitas pessoas me falam que precisam de mais disciplina. E falando sobre disciplina, acredito que é necessário criar uma rotina que funcione para você. É preciso criar uma forma que seja sustentável e que a prática possa te sustentar na vida e no seu dia a dia. Mas sim, o yoga é para todos aqueles que desejam praticar.

EOSR0288.jpeg

Nir Livni

Pri Leite Medita .jpg

Dani Neves