CAPA ESPECIAL
Tatiana
Weston-Webb

Foto: Tauana Sofia
Para a felicidade de todos os brasileiros, essa grande surfista escolheu representar o Brasil no surf mundial e nas Olimpíadas. Quando optou por competir por nossa bandeira, Tati explicou à época que descobriu um amor muito grande pelo Brasil e, por isso, não teve dúvidas em escolher o país para representar no surfe.

Foto: Tauana Sofia
Filha da ex-bodyboarder brasileira Tanira Guimarães e do surfista inglês Doug Weston-Webb, Tatiana Weston-Webb nasceu no Brasil, em Porto Alegre, e se mudou ainda bebê para o Havaí com sua família. Criada no point sagrado do surf, Tati dropou suas primeiras ondas logo aos 8 anos de idade por influência do irmão mais velho, e não parou mais, e hoje, aos 26 anos, já é a quinta melhor surfista do mundo, de acordo com ranking geral da WSL (World Surf League), e se tornou a primeira brasileira a garantir vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.
“Eu nasci no Brasil e me sinto brasileira! Minha mãe é daqui, meu namorado é daqui, minha equipe é daqui. Eu acabei tendo que escolher. Mas pra mim, a decisão foi muito fácil. Tinha que ser o Brasil! Estou extremamente honrada por estar representando essa bandeira’’.
Tati é a única surfista brasileira feminina a integrar a Elite Mundial de Surf, e sempre está entre as 10 primeiras colocadas no ranking mundial, ocupando atualmente a quinta posição. E mesmo carregando essa grande responsabilidade nas costas, ela encara cada desafio com determinação, e segue avançando conquistando melhores resultados em busca do título mundial inédito para o Brasil.
''’A torcida brasileira tem sido uma fonte incrível de motivação, fico muito feliz de ver as mensagens que recebo, de receber todo esse carinho, e o meu foco é trazer o título para o nosso país'', completa Tati.
Pelos ótimos resultados de Tati nas etapas do Circuito Mundial, a atleta foi uma das primeiras quatro surfistas da competição, sendo a primeira brasileira a garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris-2024.
"Estou simplesmente muito feliz por garantir minha vaga. Meu foco estava todo no Circuito da WSL, mas foram meus resultados aqui que me levaram a essa vaga. Vamos pra cima! Muito orgulhosa por representar o Brasil, pela segunda vez. Espero trazer alegria aos brasileiros e a todos que me acompanham e torcem por mim”.
Durante as competições, Tati encara uma rotina intensa de preparação, e enfrenta tudo com otimismo e muita força. Além dos exercícios físicos, Tati destaca a importância do cuidado com sua mente. Ela complementa seu dia a dia com uma preparação psicológica.
"Minha equipe e eu estamos trabalhando sem parar. Estou buscando cuidar da minha saúde, tanto da parte física, quanto psicológica, que é muito importante também. Vou equilibrando treinos, exercícios de fortalecimento, boa alimentação, meditação e exercícios de afirmações positivas. Também tenho minha psicóloga. Priorizamos sempre o que pode ser melhorado, para que eu possa ter cada vez mais chances de conquistar o título para o Brasil e agora, o ouro nas olimpíadas”’, revela Tati.
Depois de passar pelo corte de meia temporada, Tati mostra estar determinada para buscar o título mundial da WSL. Ela mantém o foco para a próxima etapa, que ocorre em Surf Ranch, nos Estados Unidos, nos dias 27 e 28 de maio.
“Obrigada a todos pela torcida, sinto o amor de vocês. Estou animada para as próximas etapas, e também estaremos em Paris. Fico muito feliz lendo as mensagens de apoio que me mandam. Estou dando o meu melhor. Dar orgulho ao Brasil é o que eu mais quero”, conta Tati.

Foto: Tauana Sofia

Foto: Tauana Sofia



Foto: Tauana Sofia